Nova Praça Inêz Santos Lima é inaugurada na noite de quarta-feira em Vila Canária

Na última quarta-feira, 03 de Outubro e em clima de festa e reconhecimento à própria história, os moradores de Vila Canária lotaram a Praça Inêz Santos Lima, construída pela Prefeitura na Rua Ypiranga. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário municipal de Manutenção (Seman), Virgílio Daltro; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos; familiares da homenageada e demais autoridades.

Um projeto que só foi conseguido graças a participação dos moradores no programa Ouvindo Nosso Bairro, no qual Vila Canária teve 4 contemplações, e uma delas foi a praça hoje recém-inaugurada!

Desde o primeiro dia da obra a AMUVICA tem sido o suporte da DESAL recebendo matérias, e qualquer outro tipo de apoio que o bairro possa oferecer aos operários. Com acesso às plantas do projeto discutimos algumas possíveis alterações que será encaminhado ao engenheiro responsável. Essas mudanças são para que a obra fique de acordo com as necessidades do bairro e não um projeto padrão com equipamentos inutilizáveis.

Antes abandonada, a área onde foi construído o espaço de convivência e lazer ganhou equipamentos que vão possibilitar a diversão de pessoas de todas as idades, além de trazer mais vida ao local, como afirmou o prefeito. “A beleza das praças nos bairros periféricos é a mesma do Centro da cidade. É o mesmo material, projeto e qualidade. Essa é a missão da Prefeitura desde 2013: devolver a cidade ao cidadão”, pontuou ACM Neto.

Ele ainda ressaltou que, nos últimos cinco anos, mais de 330 praças foram construídas ou reconstruídas pela administração municipal. Até o fim de 2018, esse número chegará a 400 espaços de convivência e lazer, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“Essa praça é muito importante pra gente. É bom para as crianças brincarem, saírem de casa. Aqui não tinha nada. Para passear, tínhamos que ir a outros bairros. Agora, a gente tem diversão perto de casa”, afirmou a autônoma Inês Dantas, de 40 anos.

Homenagem – A praça também faz referência a uma importante figura do bairro. Falecida há três anos, vítima de câncer, Inêz Lima era conhecida na comunidade pela caridade – ajudava bastante as pessoas mais necessitadas, inclusive àquelas que não tinham apoio da própria família.

Filha de dona Inêz, Marinês Lima ressaltou que a praça veio em boa hora, pois Vila Canária é um bairro distante e não possuía opções de lazer para os moradores. “A homenagem foi inesperada, mas a família ficou muito feliz por esse reconhecimento. Minha mãe se tornou uma referência no bairro, todos recorriam a ela. Agradeço à Prefeitura e aos moradores por terem permitido essa ação”, completou.

Estrutura – Com área de 888 m², a praça ganhou academias de saúde e de musculação, parque infantil e espaço game, composto por mesas para jogos, a exemplo de pingue pongue. A requalificação da praça também envolveu implantação de pergolado, piso intertravado, paisagismo, guarda-corpo em eucalipto, além de elementos de comunicação visual, iluminação em LED e acessibilidade com rampas para idosos e cadeirantes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *